Em 20 de abril, o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) recebeu a visita de 37 militares do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e do Navio Patrulha “Benevente”. Durante a visita, os militares foram recebidos por representantes da EMGEPRON, da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis e do tkEBS, onde estão sendo construídas as quatro Fragatas Classe Tamandaré.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Acompanhamento do progresso do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT)

Os visitantes tiveram uma explanação sobre o andamento do PFCT, parte do Programa Estratégico de Construção do Núcleo do Poder Naval da Marinha do Brasil (MB). Em seguida, conheceram as instalações do estaleiro tkEBS e do Escritório de Fiscalização da EMGEPRON.

Construção das Fragatas Classe Tamandaré em andamento

Na área de produção do estaleiro, os militares constataram que já há 30 unidades do primeiro navio, a Fragata “Tamandaré” – F200, em construção, com mais de 50% concluído. O lançamento da Fragata “Tamandaré” está previsto para meados do próximo ano, e a entrega à Marinha do Brasil deve ocorrer em dezembro de 2025.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).