Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), em uma iniciativa colaborativa com representantes da Praticagem do Espírito Santo e tripulantes de rebocadores portuários, participou de simulações de manobrabilidade de embarcações no Tanque de Prova Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP) durante outubro e novembro. O objetivo deste esforço conjunto é melhorar as operações nos complexos portuários do Espírito Santo.
Foco nos Estudos de Limites Operacionais
O simulado visou viabilizar estudos de limites operacionais para a entrada e saída de navios nos complexos portuários da Empresa Imetame Porto Aracruz, em Aracruz (ES), e do Porto de Vitória, administrado pela VPORTS. Estas simulações são cruciais para determinar os padrões de segurança e eficiência nas operações portuárias.
Papel Vital da CPES
Como Agente da Autoridade Marítima, a CPES desempenha um papel fundamental no controle e ordenamento do tráfego aquaviário. A participação da Capitania nas simulações é essencial para definir os parâmetros operacionais, como o aumento de calado, largura e alinhamento do canal, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e atender à crescente demanda portuária no estado.
Tecnologia Avançada do TPN-USP

O TPN-USP oferece tecnologia de ponta para simular diversas condições meteorológicas e tipos de navios, proporcionando um ambiente realista e abrangente para testes. Essas simulações são vitais para garantir que os complexos portuários possam atender de forma segura e eficiente às necessidades de mercado.
Desenvolvimento dos Complexos Portuários
A Imetame Porto Aracruz, com perspectivas de operações diversificadas, incluindo container, carga geral, agronegócio e óleo & gás, oferece acesso marítimo para navios New Post Panamax LOA 366m. Enquanto isso, a VPORTS, como única Autoridade Portuária privada do Brasil, busca expandir os atuais parâmetros portuários, enfrentando e superando novos desafios no setor.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395