Militares da Capitania dos Portos de Pernambuco realizam ação de presença na largada da regata de volta ao mundo “Globe 40”

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) apoiou, no dia 5 de fevereiro, a realização da regata de volta ao mundo “Globe 40” e intensificou a fiscalização do tráfico aquaviário na área do Marco Zero, em Recife (PE), contribuindo para a disseminação da mentalidade marítima e a manutenção da segurança da navegação do púbico presente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a fase de planejamento, a CPPE orientou os organizadores do evento, alertando-os quanto à necessidade do cumprimento rigoroso das regras previstas nas Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Esporte e/ou Recreio, da Diretoria de Portos e Costas.

Depois da largada em Tânger, no Marrocos, no dia 26 de junho de 2022, a regata teve paradas em Cabo Verde, Ilhas Maurício, Nova Zelândia (Auckland), Polinésia Francesa (Papeete) e Argentina (Ushuaia). A cidade de Recife foi a única parada do evento no Brasil e será a penúltima da competição, que dura nove meses e 140 dias, em uma travessia de 30 mil milhas náuticas feita por barcos da Classe 40. Após a passagem pela capital pernambucana, o “Globe 40” segue para o Caribe, com a chegada prevista na França em março deste ano.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).