Manaus (AM) – No período de 1º a 10 de agosto, ocorreu a Operação Tucandeira que foi planejada pelo Centro de Coordenação de Operação Logística da 12ª Região Militar e executada pelo 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup) e o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia e com o apoio das demais organizações militares diretamente subordinadas do Comando da 12ª Região Militar (Cmdo 12ª RM) e do Comando Militar da Amazônia. A Operação teve a finalidade de transportar os suprimentos e equipamentos previstos no Eixo Amazônico do Plano Geral Transporte/ 2° semestre, no trecho Manaus – Humaitá – Manaus, de forma inédita, pela BR-319, e pelo Rio Madeira, no trecho Manaus – Porto Velho – Manaus

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Neste contexto, o Cmdo 12ª RM participou, nos dias 9 e 10 de agosto, do transporte terrestre de suprimento, de Humaitá para Manaus, que contou com um comboio de 14 viaturas de transporte de suprimento, do 12º B Sup; e a participação de uma equipe de manutenção e evacuação de viaturas, do Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar; de um grupo de escolta do 7° Batalhão de Polícia do Exército e de uma turma de comando e controle do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva; totalizando 21 viaturas, e teve como finalidade o adestramento da tropa, no transporte logístico, no modal rodoviário, pela BR–319, rodovia de importância estratégica para a coesão e a integração nacional e para desenvolvimento socioeconômico da Amazônia Ocidental.

Fonte: Comando da 12ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).