A única militar brasileira no Sudão, Major Gabriela Rocha Bernardes, atua desde junho de 2022 como oficial de relatórios do Comitê Permanente de Cessar-fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS). Ela monitora e registra acordos e negociações de cessar-fogo na região de Darfur, no oeste sudanês.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conflitos e violência no Sudão

Desde o último dia 15, o Sudão enfrenta confrontos entre as forças armadas e grupos paramilitares, em uma disputa de poder. A situação causou uma reviravolta na missão de paz da ONU, e a Major Gabriela relata que milhares de refugiados buscam as fronteiras para fugir da violência.

Orientação da ONU e evacuação aérea

A orientação da ONU é que seus integrantes se mantenham em suas casas e aguardem instruções. A Major Gabriela e cerca de 100 integrantes da ONU e de agências humanitárias esperam uma evacuação aérea. Ela acredita que isso está prestes a acontecer.

Valor do Soldado de Caxias

Apesar da reviravolta na missão, a Major Gabriela demonstra o valor do Soldado de Caxias e compreende que situações como a que enfrenta atualmente podem ocorrer em missões desse tipo. Ela ressalta a importância da presença do Brasil junto à ONU e à comunidade internacional, especialmente neste momento de conflitos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).