O Presidente da República, Jair Bolsonaro, entregou, nesta quarta-feira (2), a mensagem presidencial 2022 ao Congresso Nacional. O documento reúne ações e projetos de 2021 e os previstos para 2022 em áreas como defesa, economia, política, gestão pública, entre outros importantes na agenda do Governo Federal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um dos capítulos da mensagem enfatiza a atuação da Defesa, que atua em prol do fortalecimento da soberania nacional. O texto menciona os projetos e programas do Ministério da Defesa – entre eles, Calha Norte, Rondon, Soldado Cidadão, Forças no Esporte (Profesp), João do Pulo -, que contribuem para o desenvolvimento nacional, o bem-estar e a responsabilidade social do País. Além disso, destaca o papel das Forças Armadas, seus projetos estratégicos e ações conjuntas, como, por exemplo, o combate a ilícitos ambientais e a preservação da Amazônia.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).