Militares da Marinha, Soamarinos e médicos voluntários de Universidades Federais, Institutos e empresas privadas reunidos durante o embarque.

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu, em 29 e maio, do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM) com destino aos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e Novo Airão (AM) para a realização de mais uma edição do Projeto de Oftalmologia Humanitária. Há seis anos a Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Manaus prestam apoio ao projeto criado na década de 90 pelo Instituto da Visão, pela Fundação Piedade Cohen, médicos voluntários das Universidades Federais do Amazonas e de São Paulo e empresas privadas do seguimento de lentes de correção.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O projeto já realizou mais de 20 mil atendimentos de oftalmologia, distribuíram mais de 20 mil óculos e realizaram mais de duas mil cirurgias de catarata e pterígio, somente no interior do Amazonas.

O NAsH “Soares de Meirelles” realiza o transporte logístico dos equipamentos de última geração utilizado durante a cirurgia, transporte de médicos, anestesistas e enfermeiros voluntários, além de realizar os atendimentos na área de saúde da população local. Atendimentos médicos, enfermagem, laboratoriais, dentistas e vacinação serão realizados pela equipe de saúde do navio e da Policlínica Naval de Manaus.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).