Exercício de Defesa Naval de Porto contou com atuação de cerca de 300 militares

A Marinha, com a coordenação do Comando do 5º Distrito Naval, realizou, no período de 6 a 9 de dezembro, a Operação “Deportex-S/2022” no Porto de Imbituba, em Santa Catarina. O exercício de Defesa Naval de Porto, cujo principal propósito foi adestrar as equipes militares quanto aos procedimentos conduzidos em situações de conflito, quando se torna necessária uma intervenção Federal em regiões de relevância estratégica para o País, contou com a participação de cerca de 300 integrantes e diversos meios.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre as principais operações e ações de Guerra Naval que contribuem para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval, além da própria Defesa de Porto, foram conduzidas Operações de Ataque, de Minagem, de Esclarecimento, de Defesa do Tráfego Marítimo e Operações Especiais em conjunto as Ações de Superfície e Terrestres. Além disso, por meio de uma Operação Civil-Militar, o exercício possibilitou a necessária integração entre as equipes militares e as equipes da administração portuária, principalmente, aquelas responsáveis pela segurança do complexo, como é o caso da Guarda Portuária.

Entre as organizações envolvidas no exercício estiveram: a Capitania dos Portos de Santa Catarina, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e seus navios subordinados, Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, Navio-Patrulha “Benevente” e o Navio de Apoio Oceânico “Mearim”, o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GruMeC), o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte da Força Aérea Brasileira, a SCPAR Porto de Imbituba e a Secretaria de Esportes e Cultura da cidade de Imbituba (SC).

ffya619
Durante o exercício, foram realizadas diversas operações, sendo uma delas a Defesa do Tráfego Marítimo
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).