“Apa” atraca em Vila do Conde (PA) para transferência de tanque de oxigênio

O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” atracou, em 26 de janeiro, no Porto de Vila do Conde, no Pará, com um tanque de 54 toneladas, que será envasado com 90 mil m³ de oxigênio líquido para abastecer hospitais na cidade de Manaus (AM). O município enfrenta colapso no sistema de saúde, devido ao agravamento da pandemia no novo coronavírus no Amazonas. A atividade faz parte da Operação “Covid-19”, em que as Forças Armadas atuam para mitigar as consequências da doença.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O “Apa” partiu de Santos (SP), no dia 19 de janeiro, e tinha previsão de parada no Pará no dia 28 de janeiro, porém, devido às boas condições meteorológicas e aos esforços de 80 militares que compõem a tripulação do navio, a chegada em Vila do Conde foi antecipada em dois dias.

ewtebtvgwefsghgf
“Apa” navega pelo Rio Pará (PA)

A missão do “Apa” teve apoio do Comando do 4º Distrito Naval, da Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou prontamente cais e guindastes, e da empresa White Martins, fornecedora do oxigênio. O tanque será transportado por via fluvial, por meio de uma balsa, até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro. O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa) colocou-se à disposição para apoiar as atividades.

Desde março de 2020, as Forças Armadas prestam apoio a medidas deliberadas pelo Governo Federal direcionadas para reduzir os impactos do surto do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).