Aviso Balizador “Denébola” próximo ao Farolete Boiuçu

O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) realizou, entre os dias 21 de janeiro e 1º de fevereiro, inspeção e manutenção de oito auxílios à navegação no Rio Pará e na região dos Estreitos, incrementando a segurança da navegação. Nesta ação, foi empregado o Aviso Balizador “Denébola”, que colaborou para que o CHN-4 elevasse seu índice de eficácia em mais de 20% com o restabelecimento de sinais fixos e flutuantes.

blank
Militares do CHN-4 inspecionam sinal “BL-1 Pedras de Santo Antônio”

Para o aumento deste índice, foi realizado um planejamento detalhado das atividades de lançamento de sinais flutuantes, reconstrução de sinais fixos, restabelecimento e manutenções periódicas. O CHN-4 possui 103 sinais náuticos sob sua responsabilidade. Um dos fatores que prejudica o índice de eficácia e a segurança da navegação é o vandalismo, como furtos e depredações. Para combater esta prática, a Marinha realiza campanhas de conscientização e incentiva que a população denuncie qualquer irregularidade.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui