Integrantes do Grupo de Escoteiros de “Cachoeiras de Macacu”

O Museu da Imigração da Ilha das Flores (MIIF), localizado no Complexo Naval da Ilha das Flores, no município de São Gonçalo (RJ), realizou em 4 de novembro a sua reabertura, após um longo período fechado para visitação pública, em virtude das restrições impostas pelo enfrentamento à Covid-19.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, a equipe de monitores do Museu conduziu a visita de estudantes do Colégio Nossa Senhora das Dores, que desfrutaram de algumas das atividades desenvolvidas, dentre elas um tour cultural no circuito interno e a céu aberto sobre a imigração e também realizaram um ato sustentável de plantio de mudas de árvores. Já nos dias 16 e 17 de novembro, o MIIF recebeu integrantes do Grupo de Escoteiros de “Cachoeiras de Macacu” e do Grupo “Yrani de Ação Social”.

efertyjuki958u67ey6tgrfdz
Integrantes do Grupo “Yrani de Ação Social”

O MIIF integra o patrimônio histórico-cultural do município de São Gonçalo e de cidades vizinhas como Itaboraí e Niterói (RJ), registrando a chegada de milhares de imigrantes que ajudaram a construir a identidade do País e a memória da mais antiga hospedaria oficial do Brasil, o que torna o museu uma alternativa de enriquecimento cultural e de entretenimento gratuito.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).