Chefe do Estado-Maior do Com4ºDN durante mesa de debates no evento

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) participou, no dia 10 de novembro, da abertura do Seminário Pré-Cheia 2022 – Análise e Prognóstico para 2023, promovido pelo Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), na sede do órgão, em Belém (PA). A Marinha do Brasil (MB) foi representada pelo Chefe do Estado-Maior do Com4ºDN, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Junior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Pré-Cheia teve como objetivo auxiliar os órgãos parceiros do Censipam a se prepararem para o período de cheias dos principais rios da Amazônia em 2023, possibilitando adotar as providências necessárias e alertar a população.

O evento reuniu representantes da Defesa Civil, Agência Nacional de Águas, Centro Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastres, Instituto Nacional de Meteorologia, além da MB. Na ocasião, engenheiros, geólogos, geógrafos, biólogos, meteorologistas e oceanógrafos debateram temas como as ameaças hidroclimáticas ao território amazônico e análises das condições atuais e esperadas dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio, Serra da Mesa, Tucuruí e Belo Monte.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).