A 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em parceria com agências federais e estaduais, iniciou uma operação na região do Vale do Javari, no Amazonas. A área, que possui a extensão de um país como Portugal, corresponde à segunda maior terra indígena do Brasil e abriga a maior concentração de povos isolados do mundo. A iniciativa é denominada Operação Jacuixito, um acrônimo formado pelos rios Javari, Curuçá, Ituí, Itaquaí e Quixito.
Planejamento e objetivos da Operação Antes do início da operação, uma reunião foi realizada com representantes da FUNAI, Polícia Federal, autoridades locais, membros da comunidade e profissionais de segurança, incluindo engenheiros, biólogos e antropólogos. Segundo o General Ricardo Moussalem, comandante da 16ª Brigada, o objetivo da reunião foi informar os participantes sobre os detalhes da operação e coletar sugestões. As ações planejadas incluem patrulhamento fluvial, patrulhamento da BR-307, controle de pontos críticos, ações cívico-sociais e transporte aéreo logístico. A operação ocorre no contexto da Operação Ágata.
Protocolos sanitários e ações no Vale do Javari De acordo com o Major Cunha, oficial de operações da 16ª Brigada, os militares envolvidos na operação cumpriram um período de quarentena, conforme protocolo sanitário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “Após a quarentena, iniciamos os deslocamentos no dia 11 de março. Ao iniciarem as atividades, os militares serão submetidos a testagem e avaliação médica”, ressaltou o Major. O Vale do Rio Javari é uma região de grande importância para a biodiversidade da Amazônia e abriga diversas comunidades tradicionais. A presença do Exército Brasileiro nessa área da fronteira tem como objetivo coibir ilícitos transfronteiriços e ambientais, além de prestar auxílio às comunidades locais por meio de ações cívico-sociais, conciliando a preservação do meio ambiente e a operacionalidade das tropas do Comando Militar da Amazônia.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395