Almirante de Esquadra Petronio durante sua manifestação

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, representou, ontem (4), a Marinha do Brasil na cerimônia anual de entrega da 34º edição do Prêmio “Almirante Álvaro Alberto” (PAAA) para a Ciência e Tecnologia. A entrega do PAAA é parte da Sessão Solene promovida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Marinha do Brasil. Na solenidade, a Professora Doutora Helena Nader assumiu o cargo de presidente da ABC, sendo a primeira mulher a presidir a entidade em seus 106 anos de existência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Almirante de Esquadra Petronio entrega o farol ao Professor Jailson

A premiação consiste na máxima honraria em Ciência e Tecnologia do País, constituindo um reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição a essa atividade estratégica. A comenda foi instituída em 1981, em homenagem ao fundador e primeiro presidente do CNPq, tendo sido alterada em 1986, quando passou a ser denominada “Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia” O vencedor do prêmio deste ano, na categoria de “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”, foi o Professor Doutor Jailson Bittencourt de Andrade, que atualmente coordena o INCT em Energia e Ambiente do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq/MCTI. Ele foi agraciado com um diploma, uma medalha e um convite oficial da Marinha, entregue pelo Almirante de Esquadra Petronio, para participar de uma viagem ao continente Antártico, além de uma visita ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo para conhecer o Programa Nuclear da Marinha. Além disso, o Diretor-Geral também entregou ao Agraciado o tradicional e simbólico “Farol do Conhecimento”.

Durante sua manifestação, o Almirante Petronio apresentou suas congratulações ao Professor Jailson pela justa homenagem e reconhecimento pelo seu trabalho de qualidade profissional desenvolvido na Comissão Técnico Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul.

O Almirante Álvaro Alberto, renomado Cientista, Pensador e Marinheiro, que empresta seu nome a esse Prêmio, foi o responsável pela implementação das bases do Programa Nuclear Brasileiro, entre outras contribuições de relevância para a Ciência, para o País e para a Marinha do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).