blank
Almirante de Esquadra Petronio durante sua manifestação

Google News

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, representou, ontem (4), a Marinha do Brasil na cerimônia anual de entrega da 34º edição do Prêmio “Almirante Álvaro Alberto” (PAAA) para a Ciência e Tecnologia. A entrega do PAAA é parte da Sessão Solene promovida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Marinha do Brasil. Na solenidade, a Professora Doutora Helena Nader assumiu o cargo de presidente da ABC, sendo a primeira mulher a presidir a entidade em seus 106 anos de existência.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank
Almirante de Esquadra Petronio entrega o farol ao Professor Jailson

A premiação consiste na máxima honraria em Ciência e Tecnologia do País, constituindo um reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição a essa atividade estratégica. A comenda foi instituída em 1981, em homenagem ao fundador e primeiro presidente do CNPq, tendo sido alterada em 1986, quando passou a ser denominada “Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia” O vencedor do prêmio deste ano, na categoria de “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”, foi o Professor Doutor Jailson Bittencourt de Andrade, que atualmente coordena o INCT em Energia e Ambiente do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq/MCTI. Ele foi agraciado com um diploma, uma medalha e um convite oficial da Marinha, entregue pelo Almirante de Esquadra Petronio, para participar de uma viagem ao continente Antártico, além de uma visita ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo para conhecer o Programa Nuclear da Marinha. Além disso, o Diretor-Geral também entregou ao Agraciado o tradicional e simbólico “Farol do Conhecimento”.

Durante sua manifestação, o Almirante Petronio apresentou suas congratulações ao Professor Jailson pela justa homenagem e reconhecimento pelo seu trabalho de qualidade profissional desenvolvido na Comissão Técnico Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul.

O Almirante Álvaro Alberto, renomado Cientista, Pensador e Marinheiro, que empresta seu nome a esse Prêmio, foi o responsável pela implementação das bases do Programa Nuclear Brasileiro, entre outras contribuições de relevância para a Ciência, para o País e para a Marinha do Brasil.