Abertura do Projeto

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) participou, em 8 de janeiro, da abertura da temporada 2022 do Projeto “Praia Limpa”, na Orla de Camburi e nas Ilhas adjacentes, Ilha Acústica e Ilha do Fato, organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória e pelo Projeto “Vitória da Restinga”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também estiveram presentes no evento, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, da Fundação Projeto Tamar, do Instituto Baleia Jubarte e da Gerência de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal. Compareceram 80 participantes, dentre integrantes das instituições apoiadoras e 11 militares da CPES, que colaboraram com uma ação de combate ao lixo no mar e limpeza de praia. Na ocasião, os militares da Capitania contribuíram com o recolhimento de resíduos na Praia de Camburi, dando visibilidade à Operação “Verão 2021-2022”, reforçando a parceria com as instituições participantes e com a sociedade capixaba.

plantio simbolico de 30 mudas nativas de restinga foi realizado foi realizado durante a abertura do projeto
Plantio de 30 mudas nativas de restinga foi
realizado durante a abertura do Projeto

Ao final da ação, os integrantes produziram um mosaico simbólico de uma muda junto ao material recolhido. Durante a atividade, também foi realizado o plantio simbólico de 30 mudas nativas de restinga com a participação de um militar da CPES e do Prefeito de Vitória.

O Projeto foi uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a empresa Vale para ressaltar a importância do ecossistema de restinga e seu papel fundamental na conservação das praias e da biodiversidade. A CPES foi convidada a participar devido ao esforço que exerce no combate ao lixo no mar, com ênfase para as consequências e os impactos do descarte irregular no bioma marinho.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).