blank

A Marinha do Brasil lançou edital de concurso público para admissão ao Quadro Técnico de Praças da Armada, que terá entre suas possibilidades o trabalho com submarinos e instalações nucleares. As inscrições começam no dia 25 de julho e poderão ser feitas no site até o dia 21 de agosto.

São 10 vagas para aqueles que têm formação técnica nas áreas de Eletroeletrônica e Mecânica. Os aprovados ingressarão na graduação de Terceiro-Sargento, podendo chegar até a de Suboficial, e receberão capacitação para trabalhar nas áreas de Comunicações Interiores, Eletricidade, Máquinas e Motores.

Na primeira etapa do concurso, serão aplicadas uma prova objetiva com 50 questões e uma redação. Aqueles que forem aprovados para as fases complementares passarão por etapas como Teste de Aptidão Física, Inspeção de Saúde e Avaliação Psicológica. Todos os critérios e índice dessas avaliações estão descritos no edital.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Um dos submarinos da Marinha, o S33 – “Tapajó”, pode passar dos 200 metros de profundidade, onde a pressão é mais de 20 vezes maior que a do nível do mar – Imagem: Marinha do Brasil

Carreira de submarinista

Neste domingo (17), é comemorado o Dia do Submarinista e o Aniversário da Força de Submarinos. A data remete à criação da Flotilha de Submersíveis, há 108 atrás, quando faltava apenas uma semana para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

“Ser submarinista é uma carreira que requer muito esforço pessoal. O militar é posto a prova nos difíceis cursos de formação do submarinista, precisa se acostumar ao ambiente confinado, ao risco inerente e possuir muito equilíbrio emocional”, relata o Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante André Martins De Carvalho.

Serviço
Concurso Público para Ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) – 2022
10 vagas
Período de inscrições: 25/07/22 a 21/08/22
Taxa: R$ 75,00
Data da Prova: 23/10/22