No dia 18 de abril, o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR), uma unidade vital subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, teve o privilégio de receber uma importante comitiva de oficiais do Ministério da Defesa da Itália. Esta visita foi coordenada em conjunto com o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e o Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil, marcando um significativo evento de cooperação internacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Demonstrações e Discussões Técnicas

Durante o encontro, os visitantes italianos foram apresentados às missões e às capacidades operacionais do BtlDefNBQR. Uma palestra inicial detalhou a integração do batalhão ao Subsistema Operacional do Sistema de Defesa NBQR, enfatizando sua importância estratégica para a segurança nacional. Após a apresentação, a comitiva teve a oportunidade de visitar as instalações do batalhão, onde puderam observar um mostruário dos equipamentos e materiais empregados pela unidade.

Foco na Descontaminação Operativa

Um dos pontos altos da visita foi a demonstração prática de descontaminação de uma viatura operativa, realizada pelo Pelotão de Descontaminação NBQR. Esta atividade não só exemplificou as técnicas avançadas utilizadas pelo batalhão, mas também reforçou a capacidade do Brasil em responder eficientemente a incidentes NBQR, consolidando ainda mais a confiança entre as nações participantes.

Fortalecimento de Laços Bilaterais

imagem 2024 04 29 093312783
A visita faz parte do Plano de Cooperação Bilateral entre o MD e as Forças Armadas Italianas

A visita ocorreu no âmbito do evento “Expert Meeting in the field of CBRN Defence and visit to the Brazilian CBRN Infrastructure”, inserido no Plano de Cooperação Bilateral para o ano de 2024 entre o Ministério da Defesa do Brasil e as Forças Armadas Italianas. Este plano, que incluiu a colaboração da Coordenadoria de Operações Especiais, Operação de Informação e Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica da Subchefia de Operações do Ministério da Defesa, visa promover o intercâmbio de conhecimentos e estratégias em defesa NBQR.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).