No dia 20 de outubro, ocorreu, na Casa das Caldeiras, em São Paulo-SP, a premiação das três melhores equipes de estudantes do primeiro ano do curso de Jogos Digitais, da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), que desenvolveram trabalhos relacionados a temas da Marinha.
A premiação faz parte do Festival de Tecnologia e Inovação “NEXT 2018”, onde além dos projetos de Realidade Virtual desenvolvidos com temas selecionados pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), mais de dois mil jovens apresentaram suas criações, como drones, robôs e aplicativos móveis.
Os projetos relacionados à Marinha tiveram como temas a Estação Antártica Comandante Ferraz, o Arquipélago São Pedro e São Paulo e o Palacete Baccarat, o qual foi sede da CPSP entre os anos de 1956 e 2010.
O objetivo destas produções é criar ambientes virtuais para apresentar as missões da Marinha em realidade 3D, com a possibilidade de utilização futura em um Centro Cultural sobre temas Marítimos, o qual será criado no Palacete Baccarat, após seu restauro.
Os projetos continuam sendo desenvolvidos pelos alunos da FIAP, sob mentoria da empresa Messier Games & Animations e da CPSP, com material de pesquisa cedido por diversas organizações militares, como a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, por meio do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade e do Programa Antártico Brasileiro.
navio_veleiro_cisne_branco_em_realidade_virtual
Navio Veleiro “Cisne Branco” em realidade virtual

Fonte: MB

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).