​​​​​​​Militares durante palestra em Santarém (PA)

A Marinha do Brasil e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma série de palestras e ações educativas em prol da segurança da navegação na região amazônica. No período de 4 a 19 de dezembro, a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”, a comissão visitou os municípios de Santarém (PA), Almeirim (PA), Porto de Moz (PA) e Breves (PA).

As ações foram desenvolvidas em locais de grande concentração de público, como escolas, ginásios, auditórios e igrejas das comunidades, abrangendo mais de 750 pessoas.

O objetivo da campanha foi despertar na população ribeirinha um comportamento preventivo sobre acidentes, conscientizando as comunidades sobre segurança nas atividades de transporte hidroviário e os benefícios que o fluxo hidroviário seguro e estável trazem para o desenvolvimento da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram realizadas atividades com foco no combate e prevenção ao escalpelamento, acidente que ocorre quando cabelos longos se enrolam no eixo do motor de pequenas embarcações, fazendo com que parte ou todo o couro cabeludo seja arrancado bruscamente.

Os militares da Marinha instalaram, gratuitamente, dezenas de coberturas de eixo em embarcações, distribuíram toucas, conduziram palestras e ofertaram panfletos com informações essenciais para uma navegação segura.

Os trabalhos tiveram apoio da Secretaria de Educação do Pará, ONG Amigos Voluntários do Pará e Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).