A Escola de Liderança, uma importante divisão do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), celebrou um significativo avanço na capacitação de liderança dentro do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Ativada em 24 de maio de 2011, a escola vem, desde então, desempenhando um papel crucial na formação de lideranças, tanto para oficiais quanto para as praças, alinhada aos objetivos estratégicos da Diretoria de Ensino da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

UMA PISTA DEDICADA À LIDERANÇA

Em 29 de agosto de 2013, a Marinha do Brasil deu um passo notável ao inaugurar a primeira pista de liderança militar do país, a Pista de Liderança Sargento Lucas. Esta homenagem ao amor e dedicação do Sargento Lucas pela Marinha, realizada pelo Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida, marca um esforço contínuo do CIASC em aprimorar as habilidades de liderança dentro do Corpo de Fuzileiros Navais e além.

DESENVOLVENDO HABILIDADES ESSENCIAIS

A pista de liderança, com seus onze eventos fixos e móveis organizados em módulos básico, intermediário e avançado, é projetada para desafiar e desenvolver a capacidade de liderança de seus participantes. Através de briefings detalhados e debriefings analíticos, os participantes são levados a não apenas superar desafios físicos e mentais, mas também a aplicar o raciocínio crítico e responder a questões estratégicas, elevando o nível de treinamento e adestramento.

UM MODELO DE TREINAMENTO INOVADOR

Este modelo de treinamento se destaca por sua abordagem integrada, combinando a exigência física com o desenvolvimento de competências táticas e de liderança. A iniciativa não só beneficia os militares da Marinha do Brasil mas também está aberta a outras forças singulares, auxiliares e, sob autorização, empresas civis interessadas em fomentar lideranças dentro de suas organizações.

AMPLIANDO HORIZONTES

A criação da pista de liderança Sargento Lucas pelo CIASC reforça o compromisso da Marinha do Brasil com a inovação e a excelência na formação militar. Por meio do Programa Amazônia Integrada Sustentável e do empenho contínuo em desenvolver lideranças capacitadas, o CIASC não apenas honra o legado de figuras exemplares como o Sargento Lucas mas também assegura que a Marinha permaneça na vanguarda do treinamento militar e da liderança no Brasil.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).