MSC Preziosa R. Murgia/MSC Cruzeiros

A Marinha do Brasil anunciou a suspensão das buscas pelo passageiro que desapareceu após cair do navio de cruzeiro MSC Preziosa. O incidente ocorreu na madrugada do dia 30 de dezembro, na região de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, durante o cruzeiro ‘Réveillon em Alto Mar’.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Comunicado Oficial da Marinha

Em seu comunicado, a Marinha explicou que as buscas foram suspensas devido ao alargamento da área de procura e à falta de indícios que pudessem levar à localização do passageiro. A decisão foi tomada após sete dias de operações intensivas de busca e salvamento.

Detalhes do Incidente

O passageiro foi reportado como desaparecido por volta da 00h30, enquanto o navio realizava o trajeto entre o Porto de Santos e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A MSC Cruzeiros, empresa responsável pela embarcação, informou que investigações internas apontaram que o passageiro saltou intencionalmente ao mar.

Repercussões do Evento

O incidente resultou no cancelamento do show do cantor Alexandre Pires, que estava programado para ocorrer na madrugada do dia 30. Em suas redes sociais, o cantor expressou suas condolências aos familiares e amigos do passageiro e explicou que, em respeito à vítima e aos esforços de resgate, o show foi cancelado.

Estratégias de Busca e Salvamento

As buscas, que começaram imediatamente após o incidente, seguiram padrões técnicos e históricos, levando em consideração os fatores ambientais como ventos, marés e correntes da região.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).