Quando a natureza mostra sua força, é essencial ter ao lado instituições preparadas para agir rapidamente. Foi o que aconteceu em Cristal-RS, uma das cidades mais afetadas pelas recentes e intensas chuvas no Rio Grande do Sul. Em meio ao caos das enchentes, a Marinha do Brasil se fez presente, demonstrando compromisso e eficiência. Por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), que está sob a responsabilidade do Comando do 5º Distrito Naval, a Marinha atuou de forma decisiva na região, colaborando com a Defesa Civil e a Prefeitura do Município.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Chegada e as Ações Iniciais

imagem 2023 09 23 102249126

Os primeiros socorros são cruciais em situações de desastre. Na noite de 14 de setembro, os militares da CPRS chegaram à cidade de Cristal equipados e prontos para agir. Com uma viatura e uma embarcação de casco rígido, a equipe estava preparada para enfrentar os desafios impostos pelas enchentes. Em territórios muitas vezes desconhecidos e desafiadores, como a zona rural de Cristal, a missão era clara: ajudar a população.

Transporte e Assistência à População

Em áreas rurais, muitas vezes, o acesso é complicado, principalmente em situações de enchente. Mas a equipe da Marinha mostrou-se resiliente. Realizaram o transporte de moradores que estavam em áreas de risco, garantindo sua segurança. Além disso, entenderam a importância de levar itens essenciais, como medicamentos, para aqueles que estavam isolados pelas águas.

A Força e o Compromisso da Marinha

imagem 2023 09 23 102314196

A atuação da Marinha do Brasil em Cristal-RS é um lembrete do papel fundamental que nossas forças armadas desempenham em tempos de crise. Mais do que proteção e defesa, é sobre humanidade, solidariedade e a certeza de que, mesmo nos momentos mais difíceis, não estamos sozinhos. A população de Cristal e do Rio Grande do Sul pode contar com a Marinha, que continuará a servir e proteger o povo brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).