Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” realizou o tiro de largada da Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) participou da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocorre no período entre 23 e 30 de julho. No mar, em terra e no ar, navios, exposição e aeronave da MB atraíram os olhares dos visitantes e atletas de um dos principais campeonatos de vela do mundo, que reúne cerca de 120 veleiros, em seus mais diversos tamanhos, classes e bandeiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, fundeado nas proximidades da competição, realizou o tiro de largada da Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil. Além dele, o Navio de Apoio Oceânico “Purus” – subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, o Navio-Patrulha “Guajará”, os Avisos de Patrulha “Barracuda” e “Espadarte” – subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, embarcações de Inspeção Naval da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (DelSSebastiao) e uma aeronave UH-17 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral apoiaram o evento.

navio de apoio oceanico purus posicionado na regata
Navio de Apoio Oceânico “Purus” posicionado na regata

Para o evento, foi montado um estande da MB no qual ficaram expostas maquetes do submarino com propulsão nuclear e do reator nuclear, ambos do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, além dos principais materiais utilizados pelo Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR). A exposição aguçou a curiosidade de diversas crianças, que se divertiram com explicações lúdicas sobre as ações desenvolvidas pelo Batalhão, e de adultos que esclareceram dúvidas sobre o Programa Nuclear da Marinha.

criancas conhecem os acessorios militares do btldefnbqr
Crianças conhecem os acessórios militares do BtlDefNBQR-ARAMAR
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).