O Cerimonial à Bandeira narrado foi realizado no Com1ºDN em homenagem ao aniversário de 215 anos do CFN

No dia 7 de março, a Marinha do Brasil (MB) celebrou o aniversário de 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) com um Cerimonial à Bandeira narrado, realizado no Pátio Almirante Tamandaré, sede do Comando do 1° Distrito Naval, na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Com o lema “adsumus” (“aqui estamos”), o CFN demonstra o comprometimento dos militares com a MB e com a população brasileira, assim como a disponibilidade para cumprir qualquer missão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que fez diversas formações, incluindo a de uma âncora, encantando o público que transitava pelo local. Em seguida, a Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GptFNRJ) apresentou um repertório de músicas populares, animando os presentes.

O Cerimonial à Bandeira narrado teve início com o Pavilhão Nacional arriado ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado, ao vivo, pela Banda do GptFNRJ, com os comandos do cerimonial emitidos por toques de corneta. Logo depois, foi executado o Hino à Bandeira, cantado pelo Suboficial Tenor Samuel Alves, enquanto a Bandeira Nacional foi dobrada.

O evento apresentou à sociedade brasileira as particularidades que compõem a rotina das organizações militares no hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. O culto ao símbolo nacional tem o intuito de reverenciar respeitosamente o povo brasileiro e representar a cultura e as riquezas naturais do País.

O Cerimonial à Bandeira narrado foi uma forma de homenagear o CFN pelos seus 215 anos de história e destacar a importância da Marinha do Brasil para a população brasileira. O evento também reforçou o comprometimento dos militares com a missão de proteger o País e a sua soberania.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).