Cesar Lopes/PMPA

Diante dos recentes saques e roubos registrados na região metropolitana do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou uma série de medidas emergenciais para conter a violência e garantir a segurança da população atingida pelas enchentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reforço da Força Nacional e Contratação Temporária de Policiais

O governador solicitou ao Ministério da Justiça o envio de mais homens da Força Nacional, autorizando o acréscimo de 100 agentes, totalizando 220 integrantes no estado. Além disso, medidas adicionais incluem a contratação temporária de policiais da reserva, visando reforçar o efetivo policial nas áreas afetadas.

Alocação de Recursos Financeiros e Assistência às Famílias Afetadas

Eduardo Leite anunciou a alocação inicial de R$ 70 milhões para serem distribuídos entre os municípios atingidos, permitindo uma resposta rápida e eficaz às emergências locais. Além disso, um recurso adicional de aproximadamente R$ 50 milhões será destinado ao programa “Volta por Cima”, visando atender famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza afetadas pelas enchentes desde o ano anterior.

Alerta Climático e Novos Desafios

O governador expressou preocupação com a previsão de uma queda brusca na temperatura nos próximos dias, acompanhada por temporais generalizados em todo o estado. Alertou para a possibilidade de novas inundações, especialmente em áreas já afetadas anteriormente, como o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha.

Com informações da Agência Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).