NPa “Guanabara” escolta embarcação até Belém (PA) para verificar legalidade da madeira

O Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara” apreendeu, no dia 18 de janeiro, dois comboios, compostos por balsas e empurradores que transportavam toras de madeira próximo a Curralinho (PA). A ação ocorreu em proveito de Inspeções Navais no contexto da Operação “Verde Brasil II”, que visa prevenir e combater crimes ambientais na Amazônia Legal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os comboios abordados foram apreendidos por infrações à Lei nº 9.537/1997, que dispõe sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário, entre elas excesso de carga. O NPa “Guanabara” realizou a escolta do meio até a cidade de Belém (PA) para que as autoridades competentes possam verificar a legalidade do material transportado.

A Operação “Verde Brasil II” continua até o mês de abril, em cumprimento ao Decreto n° 10539, de 04 de novembro de 2020, do Presidente da República que prorrogou autorização do emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem, contra crimes ambientais e incidentes ambientais na Amazônia Legal.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).