Freepik

Nesta quinta-feira, 6 de abril, ocorreu em Pequim (China) uma reunião entre os líderes da União Europeia e da China para discutir a situação de crise na Ucrânia. O encontro, que aconteceu de forma virtual, contou com a presença do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além do presidente chinês Xi Jinping.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo principal da reunião foi discutir possíveis soluções para o conflito na Ucrânia, que tem sido uma preocupação internacional. A União Europeia tem sido um grande apoiador do país desde a Revolução Laranja em 2004, e a crise atual tem levado a uma tensão crescente entre a Rússia e os países europeus.

Durante o encontro, os líderes europeus pediram à China para usar sua influência sobre a Rússia para promover a paz na Ucrânia. Eles destacaram a importância do respeito à integridade territorial da Ucrânia, bem como o papel fundamental da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) na resolução do conflito.

Além disso, a UE e a China reafirmaram seu compromisso com a cooperação internacional e a resolução pacífica de conflitos. Eles concordaram que a crise na Ucrânia exige uma abordagem multilateral e uma solução política duradoura.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).