Diante do agravamento da situação de segurança no Haiti e do fechamento do aeroporto de Porto Príncipe, os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) foram acionados para uma missão crítica na quarta-feira, 10 de abril. Em uma operação coordenada com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), os militares brasileiros apoiaram a evacuação de sete cidadãos brasileiros, garantindo sua segurança em um período de instabilidade intensa no país caribenho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes da Operação de Evacuação

imagem 2024 04 12 063805508

A operação foi conduzida por membros do Destacamento de Segurança da Embaixada do Brasil, que estão em Porto Príncipe desde 2004, proporcionando proteção contínua à representação diplomática brasileira. Os Fuzileiros Navais desempenharam um papel crucial na recepção, segurança e triagem dos evacuados, organizando o transporte seguro dos cidadãos até um helicóptero, que os levou até a República Dominicana.

Comentários do Comando

O Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Wesley dos Santos Rocha, chefe do Destacamento de Segurança, destacou a eficácia dos militares envolvidos. “Os Fuzileiros Navais garantiram a segurança e o transporte do pessoal até o local de embarque do helicóptero. O preparo dos militares e o planejamento detalhado da ação garantiram o sucesso da evacuação”, afirmou o Comandante. Esta afirmação sublinha o alto nível de profissionalismo e a prontidão das forças brasileiras em responder a emergências internacionais.

Impacto e Implicações

Esta operação não apenas reforça o compromisso do Brasil em proteger seus cidadãos no exterior, mas também destaca a importância da colaboração entre a Marinha do Brasil e o Ministério das Relações Exteriores em tempos de crise. A ação conjunta entre esses órgãos proporciona uma base sólida para futuras operações de evacuação e outras missões diplomáticas de segurança.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).