Marinha destaca avanços do Brasil na IMO em encontro com comunidade marítima

Foto: Marinha do Brasil

Na última sexta-feira, 1º de novembro, a Marinha do Brasil (MB) reuniu representantes de diversos segmentos da Comunidade Marítima brasileira na sede da Diretoria-Geral de Navegação (DGN), no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo apresentar as conquistas do Brasil na Organização Marítima Internacional (IMO) ao longo de 2024, com foco na transição energética e nas novas políticas de sustentabilidade para o Setor Naval. Em pauta, estiveram as inovações em biocombustíveis e a colaboração entre governo, academia e setor produtivo para enfrentar os desafios ambientais do transporte marítimo.

O Brasil e a transição energética na IMO

Marinha recebeu representantes da comunidade marítima no Rio de Janeiro – Imagem: MN-RM2 Kayo

Um dos principais destaques do evento foi o avanço na adoção de biocombustíveis como alternativa para a transição energética no transporte marítimo. O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Sílvio Luís dos Santos, enfatizou a importância do trabalho da comunidade marítima brasileira na IMO para incluir os biocombustíveis entre as alternativas viáveis para a descarbonização do setor. Embora o combustível definitivo ainda não esteja definido, o Brasil posiciona-se como um dos países líderes na promoção de combustíveis sustentáveis. “Esta é uma conquista significativa que reforça o papel do Brasil na busca por alternativas energéticas limpas e eficientes”, comentou o Almirante.

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O Diretor-Presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), Julian Roger Crispin Thomas, destacou que a descarbonização representa uma revolução necessária para o setor. A cooperação entre a Marinha e os representantes industriais é fundamental para alcançar os objetivos de sustentabilidade e reduzir as emissões no transporte marítimo, afirmando que “a iniciativa da Marinha em trabalhar em conjunto com todos os setores para o melhor para o país é essencial”.

A “tríplice-hélice” e o fortalecimento do setor marítimo

Vice-Almirante Chaves apresentou os avanços do Brasil junto à IMO no ano – Imagem: SO Rafael

O Vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Júnior, Secretário Executivo Adjunto da Comissão Coordenadora de Assuntos da IMO (CCA-IMO), salientou que o Brasil adotou um modelo de sinergia, integrando o governo, a indústria e a academia – uma estrutura conhecida como “tríplice-hélice” – para fortalecer sua atuação internacional. Essa abordagem, consolidada no campo da Ciência e Tecnologia, torna-se agora uma prática estratégica na defesa dos interesses marítimos brasileiros na IMO. “A cooperação entre a Autoridade Marítima, ministérios, setor produtivo e pesquisadores permite ao Brasil posicionar-se como mediador em negociações importantes e com alta capacidade de resolver impasses”, comentou o Vice-Almirante.

O encontro refletiu essa filosofia colaborativa, com representantes do setor privado, como Erasmo Carlos Battistella, Diretor-Executivo da Be8, uma empresa brasileira de energias renováveis. Ele destacou que o diálogo direto com a Marinha e os setores produtivos fortalece o avanço dos biocombustíveis e acelera as metas de descarbonização. A “tríplice-hélice”, portanto, é vista como uma estratégia para assegurar que o Brasil seja representado de maneira efetiva e unificada em questões marítimas globais, como a sustentabilidade.

O Brasil na IMO: trajetória e desafios futuros

Membro da IMO desde 1963 e parte de seu Conselho desde 1967, o Brasil tem um histórico de defesa do transporte marítimo seguro e sustentável. A Marinha do Brasil desempenha papel crucial, regulando as normas para o registro, construção e certificação de embarcações, e garantindo a segurança dos mares e rios brasileiros. Entre as responsabilidades da Marinha estão a regulamentação do uso de materiais de salvamento, a capacitação de aquaviários e o monitoramento ambiental, atuando ativamente para prevenir a poluição hídrica causada por embarcações.

Esse trabalho fortalece o posicionamento do Brasil no cenário global e ajuda a consolidar o país como um importante aliado na promoção de um transporte marítimo sustentável. A reunião com a comunidade marítima reafirmou o compromisso do Brasil com a IMO, destacando a importância de parcerias contínuas para alcançar uma economia azul robusta e o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis. A continuidade desse diálogo assegura que o Brasil não só esteja presente, mas também atue como um líder proativo no cenário marítimo internacional.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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