Imagem: Defesa em Foco

Em um movimento surpreendente, a China lançou com sucesso seu avião espacial reutilizável, Shenlong, no dia 14 de dezembro. O lançamento aconteceu a bordo do foguete Long March 2F, destacando mais uma vez as ambições e capacidades espaciais da nação asiática.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes do Lançamento do Shenlong

O lançamento foi realizado a partir do centro de lançamento de Satélites de Jiuquan. A espaçonave Shenlong foi colocada em órbita terrestre pelo foguete Long March 2F, onde planeja realizar uma série de experimentos científicos e fornecer suporte técnico para o uso pacífico do espaço.

Missão e Capacidades do Shenlong

Os detalhes específicos da missão não foram amplamente divulgados, mantendo o caráter secreto do programa espacial chinês. No entanto, a agência de notícias Xinhua da China indicou que o Shenlong conduzirá experimentos científicos importantes. Em missões anteriores, o Shenlong demonstrou a capacidade de permanecer em órbita por meses e realizar um pouso horizontal em uma pista após a conclusão de suas tarefas.

Histórico e Importância do Projeto

Este é o terceiro lançamento do avião espacial chinês e ocorreu apenas sete meses após sua última missão, um intervalo significativamente mais curto em comparação com os 23 meses entre os dois primeiros lançamentos. O Shenlong, que é lançado verticalmente e retorna à Terra horizontalmente, representa um marco significativo no desenvolvimento de tecnologias espaciais reutilizáveis da China.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).