Jeff Bezos, fundador da Blue Origin (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

O Pentágono concedeu na segunda-feira (13) à Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, um contrato de 2,5 milhões de dólares para projetar uma espaçonave movida a energia nuclear.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A agência de pesquisas do exército dos Estados Unidos (DARPA), do Pentágono, também escolheu a Lockheed Martin e a General Atomics para a primeira fase de um programa de 18 meses que deve resultar na construção da espaçonave, disse a agência americana em comunicado. 

No caso da Lockheed Martin, o contrato foi de 2,9 milhões de dólares para projetar a nave a DRACO, que fará lançamentos até à Lua; e a General Atomics, recebeu 22,2 milhões de dólares para projetar um pequeno reator nuclear para alimentar um foguete.

A DARPA quer testar a tecnologia de propulsão térmica nuclear, que usa um reator nuclear em um foguete para aquecer o combustível e impulsionar a nave além da órbita baixa da Terra.

A nova empreitada da Blue Origin pode ser encarada como resultado da dedicação exclusiva do ex-CEO da Amazon. Depois de deixar o comando da varejista no início do ano, Bezos tem focado em expandir os negócios da Blue Origin que, além da SpaceX, encara a entrada de concorrentes vindos da Ásia e Europa.

Fonte: Exame

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).