Entre os dias 23 e 27 de outubro, na cidade de Malang, Java Oriental, uma delegação do Exército Brasileiro, liderada pelo Cel Marcelo Alves Pinto, Adido do Exército na Indonésia, participou de um intercâmbio significativo na área de artilharia de mísseis e foguetes. Este evento, realizado no 1º Batalhão de Artilharia de Campanha do Exército da Indonésia (YONARMED 1), marcou um passo importante na cooperação militar entre Brasil e Indonésia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Troca de Conhecimentos no Sistema ASTROS

article 9 1

O intercâmbio, que faz parte de um acordo mais amplo estabelecido em 2022, teve como foco a troca de conhecimentos técnicos e táticos relacionados ao sistema de artilharia de mísseis e foguetes ASTROS, um produto de fabricação brasileira e utilizado por ambos os exércitos. A equipe brasileira, composta também pelo Cap Lucas Posser Caferati e pelo Terceiro Sargento Diovani Rosa Pereira, ambos do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, Formosa – Goiás, teve a oportunidade de ministrar instruções práticas e teóricas aos militares indonésios.

Uma Primeira Edição Internacional de Sucesso

article 8 1

Este intercâmbio, realizado pela primeira vez na Indonésia, representa um marco na relação bilateral entre os dois países no campo militar. As edições anteriores ocorreram no Brasil, especialmente no Forte Santa Bárbara. A experiência proporcionou aos militares brasileiros a chance de não apenas compartilhar suas habilidades e conhecimentos sobre o Sistema ASTROS, mas também de aprender sobre as práticas e técnicas empregadas pelo Exército da Indonésia.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).