Stans (Suíça) No dia 16 de junho, terá início o Curso de Observador Militar das Nações Unidas da Suíça (Swiss United Nations Military Observer’s Course – SUNMOC), tendo como instrutor convidado o Major da Força Aérea Brasileira Bruno Becker, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), que já se encontra na Suíça, nos preparativos para o início do Curso.

A atividade será realizada no Centro das Forças Armadas da Suíça para Missões Estrangeiras (Swiss Armed Forces International Command – SWISSINT), com a duração de 23 dias, possuindo não apenas o militar brasileiro como instrutor, mas também militares da Alemanha, Canadá, Finlândia, Holanda, Hungria, Suécia e Suíça.

o Major Becker conduzirá instruções baseadas nos Materiais Base de Pré-desdobramento (Core Pre-deployment Training Materials – CPTM) e Materiais de Treinamento Especializado (Specialized Training Materials – STM), pilares que norteiam o treinamento desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tropas empregadas em operações de paz. O Curso possui como alunos militares suíços, representantes do Cazaquistão, Egito, Gambia, Geórgia, Guiné, Holanda, Irã, Marrocos e Paquistão.

A participação do militar brasileiro nesta atividade está alinhada à visão de futuro do CCOPAB, de ser uma referência internacional na promoção da excelência na capacitação de recursos humanos para operações de paz e de desminagem humanitária.

Fonte: CCOPAB

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui