Nesta terça-feira (09), foi realizado o primeiro corte da chapa do casco do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) “Almirante Saldanha” nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, localizado em Aracruz-ES. Esse marco representa o início da construção do novo navio da Marinha do Brasil, que atuará no Continente Antártico. A chapa de aço cortada será utilizada na fabricação do primeiro de uma série de 12 blocos, que, quando unidos, formarão o casco e a superestrutura da embarcação.

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Missões e aprimoramentos em relação ao Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”

O NApAnt “Almirante Saldanha” substituirá e realizará as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, porém com capacidades aprimoradas para atender aos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Ilha Rei George. Dessa forma, a embarcação incrementará a participação do Brasil nos processos de decisão sobre o destino da região Antártica.

Capacidades e apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)

O NApAnt “Almirante Saldanha” contará com sistemas modernos e sofisticados, proporcionando maior capacidade de apoio às atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O programa visa promover pesquisas científicas diversificadas e de alta qualidade na região Antártica, onde ocorrem fenômenos naturais que afetam o território brasileiro e influenciam a agricultura, a pecuária e as atividades pesqueiras.

Dimensões, capacidade e impacto na indústria local

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O navio terá 103,16 metros de comprimento, 18,5 metros de largura, 6,3 metros de calado e deslocamento de 6.804 toneladas. Com propulsão diesel-elétrica, abrigará uma tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. A construção do NApAnt “Almirante Saldanha” gerará cerca de 600 empregos diretos e 6.000 indiretos, além de impulsionar a indústria local e a construção naval no Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).