Nesta terça-feira (09), foi realizado o primeiro corte da chapa do casco do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) “Almirante Saldanha” nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, localizado em Aracruz-ES. Esse marco representa o início da construção do novo navio da Marinha do Brasil, que atuará no Continente Antártico. A chapa de aço cortada será utilizada na fabricação do primeiro de uma série de 12 blocos, que, quando unidos, formarão o casco e a superestrutura da embarcação.
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Missões e aprimoramentos em relação ao Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”
O NApAnt “Almirante Saldanha” substituirá e realizará as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, porém com capacidades aprimoradas para atender aos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Ilha Rei George. Dessa forma, a embarcação incrementará a participação do Brasil nos processos de decisão sobre o destino da região Antártica.
Capacidades e apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)
O NApAnt “Almirante Saldanha” contará com sistemas modernos e sofisticados, proporcionando maior capacidade de apoio às atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O programa visa promover pesquisas científicas diversificadas e de alta qualidade na região Antártica, onde ocorrem fenômenos naturais que afetam o território brasileiro e influenciam a agricultura, a pecuária e as atividades pesqueiras.
Dimensões, capacidade e impacto na indústria local
O navio terá 103,16 metros de comprimento, 18,5 metros de largura, 6,3 metros de calado e deslocamento de 6.804 toneladas. Com propulsão diesel-elétrica, abrigará uma tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. A construção do NApAnt “Almirante Saldanha” gerará cerca de 600 empregos diretos e 6.000 indiretos, além de impulsionar a indústria local e a construção naval no Brasil.