Estaleiros, complexos portuários e empresas de navegação estão de olho nas oportunidades promissoras que a rápida expansão da indústria eólica offshore no Brasil pode trazer. Com a capacidade de diversificar a matriz energética e impulsionar o desenvolvimento econômico em regiões costeiras, o potencial de energia eólica offshore na Amazônia Azul brasileira varia entre 700 GW e 1,2 terawatts (TW).

Amazônia Azul: um Território de Oportunidades

Essa vasta reserva energética está distribuída entre o litoral Nordeste (São Luís-MA a Natal-RN), o litoral Sudeste (sul de Vitória-ES), e o litoral Sul (de Florianópolis-SC até a fronteira com o Uruguai).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Incentivando a Indústria Local

O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), um dos apoiadores da Navall Show Brasil, acredita que o governo brasileiro demonstra interesse em incentivar a indústria eólica offshore. Entretanto, a entidade defende a criação de políticas de incentivo ao conteúdo local, para garantir que a construção da infraestrutura necessária para os parques eólicos ocorra com forte participação da indústria brasileira.

Estimulando a Construção Naval

A instalação de unidades eólicas em alto mar pode gradativamente fomentar a demanda por embarcações de apoio marítimo, contribuindo para a retomada da construção naval no país.

“Ainda estamos na fase inicial, mas é crucial estar preparado quando o momento chegar”, comentou Paulo Albuquerque, diretor da Navall Show Brasil, evento que visa discutir esse tópico com a participação de empresas, investidores, universidades e governo. “A Navall Show é um espaço para a geração de muitos negócios”, completou.