Rio de Janeiro (RJ) – No dia 13 de outubro, foi realizada no 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), “Batalhão Villagran Cabrita”, a inauguração do acervo do Senhor General de Exército Joaquim Silva e Luna. As peças possuem grande relevância e fizeram parte da vida profissional do General. Elas ficarão expostas no Parque Histórico Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, espaço cultural da Unidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Prestigiaram a solenidade o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda, Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército André Luis Novaes Miranda, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, General de Exército Enzo Martins Peri, Antigo Comandante do Exército, demais oficiais-generais das comitivas do DEC e CML e integrantes do Comando do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E).

O General Silva e Luna apresentou-se pronto para o serviço no Batalhão Villagran Cabrita, como Aspirante a Oficial, no ano de 1973, organização militar onde permaneceu até o posto de Primeiro-Tenente, em janeiro de 1977. No 1º BE Cmb (Es) exerceu as funções de Comandante de Pelotão, Comandante de Companhia, Ajudante, entre outras, sendo por diversas vezes elogiado por sua dedicação, assertividade, liderança e responsabilidade.

Como Oficial-General da ativa, exerceu os cargos de Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM, de 2002 a 2004; Diretor de Patrimônio, de 2004 a 2006; chefe do Gabinete do Comandante do Exército, de 2007 a 2011 e chefe do Estado-Maior do Exército, de 2011 a 2014. Na reserva, ocupou cargos estratégicos no Ministério da Defesa, sendo o último, o de Ministro de Estado da Defesa. Exerceu ainda o cargo de Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional e de Presidente da Petrobras.

Após ser realizada a apresentação de cada uma das peças do acervo à assistência, no Parque Histórico Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, foi realizado o descerramento da placa “Engenheiros em Destaque”. A foto do General Silva e Luna foi acrescentada na galeria, por ele ter exercido o cargo de Ministro de Estado da Defesa. Encerrando a solenidade, as autoridades presentes e familiares percorreram o espaço cultural do Batalhão.

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).