Imagem aérea de Ibotirama (BA), captada pelo satélite Amazonia-1 Foto: Inpe

Imagens de satélite captadas pelo Programa Brasil M.A.I.S, projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram fundamentais para as investigações que deram origem à Operação Alfeu IV, deflagrada nesta sexta-feira (10), no Mato Grosso, de combate à extração ilegal de minérios na terra indígena.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação, realizada pela Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Funai e da Força Nacional, faz parte das diligências realizadas desde o dia 6 deste mês, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), na Terra Indígena Sararé.

Estão sendo localizadas e inutilizadas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e toda estrutura utilizada na atividade ilegal de garimpo. A operação continua nos próximos dias.

De acordo com a Portaria MJSP Nº 506, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai, na Terra Indígena Sararé, o efetivo do Ministério permanecerá na região até abril de 2022.

Brasil M.A.I.S

Nos últimos 12 meses, o Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), coordenado pela Polícia Federal, auxiliou em cerca de 50 operações no país, com a disponibilização de informações de satélite relacionadas às detecções de mudanças em áreas de atuação do crime e alertas de indícios de diferentes tipos de ilícitos por meio da geotecnologia. Atualmente, mais de 180 instituições federais e estaduais têm acesso gratuito ao sistema.

Fonte: MJSP