O Comandante do 3º Distrito Naval saudou militares e seus familiares por ocasião da Transferência para a Reserva Remunerada

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) não deixou passar em branco o Dia dos Veteranos da Marinha. Em uma cerimônia realizada no dia 11 de outubro, houve uma pausa para homenagear e agradecer a todos os marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis que dedicaram anos de suas vidas em prol da Marinha do Brasil (MB). A leitura da Ordem do Dia ressaltou a gratidão a esses profissionais que, com seu comprometimento e dedicação, deixaram como legado uma Força Naval robusta e sempre pronta para atuar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Despedida e Gratidão

O evento também foi marcado por momentos emocionantes, como a despedida de militares que foram transferidos para a Reserva Remunerada. O Comandante do 3º Distrito Naval fez questão de saudar e agradecer, em especial, ao Suboficial Joel Coelho Martins, ao Suboficial (FN) Paulo Roberto Barbosa Marinho e ao Segundo-Sargento (FN) Jadilson de Amorim Peixoto. A contribuição desses militares foi fundamental para os excelentes serviços prestados à MB, e sua trajetória servirá de inspiração para as futuras gerações.

Uma Nova Liderança Assume

IMG 1131
Ao final da solenidade, a aposição simbólica do alamar marcou a assunção de incumbência do Suboficial-Mor João Batista de Oliveira

O ponto alto da cerimônia foi a assunção de incumbência de Suboficial-Mor (SOMor) do Com3ºDN. Com a simbólica aposição do alamar, o SOMor João Batista de Oliveira foi oficialmente introduzido em sua nova função. Ele agora atuará como assessor direto do comando, sendo um importante elo entre a liderança e a guarnição. Sua missão? Estimular a comunicação, garantir que a tradição e os valores da Marinha sejam mantidos e contribuir para que o profissionalismo e a satisfação das praças permaneçam em altos níveis.

O Legado Continua

A Marinha do Brasil tem uma rica história, construída por homens e mulheres dedicados que serviram com honra e comprometimento. Cerimônias como essa reforçam a importância de reconhecer o passado, honrar aqueles que fizeram parte dele e garantir que o legado continue sendo construído por novas lideranças. Afinal, o mar é vasto, e a jornada da Marinha é contínua.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).