No dia 20 de julho, aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizou uma apresentação extra do espetáculo “Santos Dumont – Vida, Obra e Valores”. A iniciativa visou homenagear os 150 anos do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. O espetáculo ocorreu no Teatro Pedro Calmón, em Brasília (DF), e marcou a segunda vez que a OSFAB realizou um concerto inspirado na vida e obra de Santos Dumont.

Presença de Autoridades e Repertório Versátil

i2372115355103678

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes, incluindo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado de comandantes de forças aéreas internacionais e outros oficiais-generais e autoridades civis e militares. O concerto, regido pelo Maestro Tenente Paulo Rezende e executado por 70 músicos, durou 80 minutos e abrangeu um repertório diversificado, composto por músicas clássicas eruditas e canções populares brasileiras.

A Recepção do Público e o Sentimento dos Artistas

Sargento Amílcar Messias Acrizio, responsável por retratar Santos Dumont e por escrever o texto teatral do espetáculo, destacou a receptividade do público e o orgulho de interpretar o Pai da Aviação. Outras vozes ecoaram a importância da homenagem, como o Presidente da Fundação Habitacional do Exército (FHE POUPEX), General de Exército Valério Stumpf Trindad, que ressaltou a honra da parceria entre a instituição e a FAB.

Impacto nas Novas Gerações e Planos Futuros

O espetáculo teve um impacto particularmente profundo nas novas gerações, como o jovem Caio de Moraes Reis Meira Ribeiro, de 11 anos, que expressou seu encanto e interesse pela história do grande aviador brasileiro. A apresentação de sucesso em Brasília foi apenas um dos pontos da turnê da OSFAB, que já passou por São Paulo e Campos do Jordão, com planos de ser levada a outras capitais brasileiras.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).