Guarapuava (PR) – O 26º Grupo de Artilharia de Campanha (26º GAC) conduziu a primeira edição do Simpósio Anual de Liderança Transformacional Organizacional (SALTO) para Órgãos de Segurança Pública de Guarapuava, no dia 26 de outubro. O objetivo do simpósio é propagar conhecimentos e estreitar as relações entre Grupo de Artilharia e os órgãos de segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os painéis foram conduzidos pelo Comandante do 26º GAC, Tenente-Coronel Luiz Augusto Fontes Rebelo, que abordou “A aplicação da liderança transformacional em um Mundo BANI (sigla em inglês para frágil, ansioso, não linear, incompreensível). Em seguida, o Primeiro-Tenente Locimar Alves Rosário tratou “A mentalidade do líder resiliente no gerenciamento de crise”. Por último, o Subtenente Anderson Annes abordou a temática “Liderança 360: o exemplo como meio de atingimento de resultados”.

O formato do seminário permitiu transmitir um conteúdo de suma importância nos dias atuais: a liderança transformacional. Os três painelistas abordaram de forma contextualizada o poder da liderança, visando inspirar, dar exemplo e influenciar os liderados. No final, os painelistas realizaram um debate para responder os questionamentos dos participantes.

Participaram do evento militares do 26º GAC, do 16º Batalhão Polícia Militar do Paraná e do 12º Grupamento de Bombeiro, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF), bem como discentes da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Destacou-se a participação do Tenente-Coronel José Adriano Prado Spak, Comandante do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná; Major Jakson Aquiles Busnello, representando o Comando do 16º Batalhão da Polícia Militar do Paraná; Delegado Sérgio Maciel Ueda, Chefe da Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava; e Jorge Lucio dos Santos Coelho, Chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal na cidade.

Fonte: 26º Grupo de Artilharia de Campanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).