General Lancia Visita a Escola Superior de Guerra

Em uma quarta-feira marcante, 17 de maio, a Escola Superior de Guerra (ESG), situada na Fortaleza de São João, na Urca, teve a honra de receber a visita do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC/EMCFA), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa. O comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, deu as boas-vindas ao General Lancia e o conduziu, junto ao subcomandante da Escola, General De Brigada Himario Brandão Trinas, e demais oficiais-generais, em uma visita às instalações do prestigiado Instituto de Altos Estudos.

Palestra do General Lancia: Visão e Diretrizes da CHEC/EMCFA

Como parte da programação da visita, o General Lancia realizou uma palestra para os oficiais-generais da ESG e chefes de departamento. Nela, o General apresentou a estrutura da CHEC/EMCFA e discutiu políticas, estratégias, planos e ações do Ministério da Defesa relacionados à Chefia, além de outras questões relevantes. Ele expressou sua admiração pela ESG, dizendo: “A ESG sempre foi algo grandioso na minha mente, desde que ingressei na Escola Preparatória do Exército, em 1978. O mundo mudou nesses 45 anos em que estou na ativa, mas a ESG permanece com seu prestígio, seu legado construído ao longo de 73 anos de história. É, portanto, uma honra estar aqui hoje. Ressalto que nosso objetivo maior é colaborar com o excepcional trabalho que vocês realizam”.

Agradecimento do Almirante Kerr e Apresentação da Assessoria de Seleção, Planejamento e Avaliação do Ensino

O Almirante Kerr proferiu palavras de agradecimento ao Chefe de Educação e Cultura do EMCFA. “Agradeço a disponibilidade do senhor de estar presente e transmitir essas valiosas informações aos nossos líderes e nosso corpo docente”. A programação do dia foi encerrada com uma apresentação da Assessoria de Seleção, Planejamento e Avaliação do Ensino, feita pelo assistente militar do Exército na ESG, General de Brigada R1 Arnaldo Alves da Costa Neto, para o General Lancia sobre o Curso Avançado de Defesa para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

About Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA E SEPLAG-RJ FIRMAM CARTA DE INTENÇÕES PARA COOPERAÇÃO TÉCNICA

A Escola Superior de Guerra (ESG), em um evento significativo realizado ontem (25), assinou uma …