Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) tiveram a oportunidade única de visitar o porta-aviões USS George Washington, da Marinha dos Estados Unidos. A embarcação chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (20) e, nos dias 21 e 23 de maio, os 75 estagiários se dividiram em dois grupos para conhecer o navio.

Características do USS George Washington

blank

O USS George Washington é um dos maiores navios de guerra do mundo, lançado em 1990. Possui impressionantes 333 metros de comprimento, capacidade para transportar seis mil pessoas e até 90 aeronaves. Equipado com dois reatores nucleares, motores a diesel e turbinas a vapor, o porta-aviões representa um marco de engenharia e poderio militar.

Exercício Southern Seas 2024

A visita faz parte do exercício Southern Seas 2024, conduzido pelas Forças Navais do Comando Sul dos EUA. Esse exercício demonstra a parceria estratégica entre Brasil e Estados Unidos, que celebram 200 anos de relações diplomáticas. A cooperação entre as duas nações é fundamental para a segurança e estabilidade na região.

Presença da General Laura J. Richardson

Paralelamente à visita dos estagiários, a General de Exército Laura J. Richardson, Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, também esteve no Brasil. Na manhã do dia 22 de maio, ela visitou a Escola Superior de Guerra e proferiu uma palestra para membros do Corpo Docente e do Corpo Permanente, reforçando a importância da colaboração entre os dois países.

Fortalecimento dos Laços Diplomáticos

A passagem do USS George Washington pelo Brasil e a presença da General Richardson simbolizam o fortalecimento dos laços diplomáticos e militares entre Brasil e Estados Unidos. Esses eventos promovem o intercâmbio de conhecimentos e experiências, contribuindo para a formação de lideranças militares e para a segurança regional.