Em cumprimento ao plano de cooperação bilateral entre o Ministério da Defesa do Brasil e as Forças Armadas da Itália para o ano de 2024, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) recebeu, entre os dias 15 e 19 de maio, a visita de dois Oficiais Superiores da Marinha Italiana.

Objetivo do Intercâmbio

O intercâmbio teve como objetivo incrementar a cooperação entre as marinhas dos dois países, focando na segurança regional, na promoção da paz e estabilidade e na prosperidade no Atlântico Sul. Essas ações também reforçam os laços históricos de amizade existentes entre Brasil e Itália.

Visita dos Oficiais Italianos

blank

Os militares italianos, Capitão de Mar e Guerra Antonino Mazzocca e Capitão de Corveta Simone Serva, foram recebidos pelo Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Francisco José de Oliveira Silva. Durante a visita, participaram de diversas atividades, incluindo:

  • Assistência ao Curso Expedito de Operações Ribeirinhas 2024: Os oficiais italianos assistiram a parte dos adestramentos no Distrito do Outeiro, em Belém (PA), para entender as técnicas e táticas utilizadas nas operações ribeirinhas brasileiras.
  • Visita à Área de Adestramento em Terra Alta (PA): Conheceram a estrutura e os métodos de treinamento do 2ºBtlOpRib, essenciais para as operações na região amazônica.
  • Visita ao Navio-Auxiliar “Pará”: Este navio é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e é o principal meio de transporte das tropas de Fuzileiros Navais em operações ribeirinhas na Amazônia Oriental.

Importância da Cooperação Bilateral

Essa visita destaca a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de experiências entre as forças armadas dos dois países. A interação permite a troca de conhecimentos, aprimora as capacidades operacionais e fortalece as relações diplomáticas.

ENCONTRO DE FÉ E FRATERNIDADE: MARINHA DO BRASIL RECEBE CAPELÃO AMERICANO

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui