Em 28 de novembro, no Rio de Janeiro, os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) por sua excelência, apresentarão suas habilidades no IV Simpósio do Corpo de Fuzileiros Navais. O evento, intitulado “Os Desafios da Prontidão Operativa em um Mundo em Transformação”, acontecerá no Complexo Naval da Ilha do Governador, reunindo comandantes militares de países como Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Coreia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Demonstração de Capacidades Multifacetadas

Os Fuzileiros Navais brasileiros demonstrarão suas competências em várias áreas, incluindo controle de distúrbios, operações humanitárias, e uso de equipes de engajamento com militares femininos. Além disso, haverá exibições de desativação de artefatos explosivos, operações urbanas e a apresentação de uma Base de Operações Temporárias (TOB) funcional.

Incursão Anfíbia e Exposição de Equipamentos Militares

Um dos destaques do evento será a Incursão Anfíbia, que ilustra a capacidade anfíbia dos Fuzileiros, exibindo a habilidade de realizar operações de guerra naval. Após as demonstrações, os veículos e equipamentos, incluindo blindados, estarão disponíveis para visitação, permitindo aos participantes uma visão mais próxima das ferramentas e tecnologias utilizadas pelos Fuzileiros.

Encerramento Cultural com Apresentação Musical

Para encerrar o evento, uma apresentação musical será realizada na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Centro do Rio. Este momento cultural visa fortalecer os laços entre os Comandantes-Gerais dos países participantes do Simpósio, proporcionando um ambiente de confraternização e troca cultural após um dia de intensas demonstrações militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).