Em 12 de abril, o Embaixador do Brasil no Peru, Sérgio França Danese e o Adido de Defesa e do Exército do Brasil, Coronel Jeandré Magnone Ottoni, participaram de uma reunião com o Ministro da Defesa do Peru José Luis Gavidia Arrascue. A atividade teve como principais objetivos fortalecer a cooperação bilateral em defesa entre os dois países, bem como oferecer condições e oportunidades para a promoção das respectivas bases industriais de defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A agenda tratou de temas como Segurança Regional e Transfronteiriça, Ílícitos Transnacionais e Cooperação, visando atender a interesses comuns, como a promoção do desenvolvimento econômico e social como forma de garantir paz e estabilidade duradouras.

Brasil e Peru possuem um diálogo fluido na área de defesa, comungando de similares oportunidades e desafios, para suas populações, na faixa de fronteira comum. Além disso, há um potencial de incremento de cooperação entre os dois países na área de indústrias de defesa, com o desejo mútuo de consolidação de uma parceria durável no intercâmbio de produtos de defesa. As duas nações sul-americanas são signatários do Acordo Quadro sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Brasília em 2006 e promulgado em 2013.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército em Lima no Peru

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).