A LACE fez a entrega de protótipo qualificado da Unidade de Antenas (UA) para um Equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE) da família “Defensor”, em cumprimento a contrato celebrado com o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), uma ICT subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ). As informações são do site Defesa Aérea e Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Diretores da LACE, Henrique Lemos de Faria e Rodrigo Junqueira estiveram no IPqM para a entrega ao CMG (EN) Wallace AFFONSO Alves, Diretor do IPqM. Também estavam presentes colaboradores do IPqM diretamente envolvidos no projeto Cmte Bazyl, Cmte Siu, Cmte Luciana e Cmte Adriana.

Emgepron

Próximo de completar um ano de implementação do seu escritório em Itajaí (SC), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) inaugurou, em 27 de julho, mais um espaço no município, agora voltado para a parte técnica do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT).

Instalado no interior do Estaleiro Brasil Sul, local que será utilizado como base para a construção das fragatas da Classe “Tamandaré” e onde também funciona um escritório da SPE Águas Azuis, o espaço também será capaz de prover apoio à Marinha do Brasil nos assuntos relacionados ao projeto, assim como servirá de elemento de ligação com a Prefeitura da cidade e a sua empresa de fomento, a Itajaí Participações.

O novo espaço facilitará o acompanhamento e a fiscalização da execução do PFCT e será utilizado para alocar o corpo técnico do Programa, além de servir para a realização de reuniões gerenciais, apresentações, debates e arquivo dos documentos e materiais utilizados nas atividades.

O evento de inauguração contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e de membros do Almirantado, além de representantes das empresas envolvidas no projeto e outras autoridades civis e militares, como o Prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni.

Itajaí

A manobra de docagem do navio Mercosul Itajaí, navio porta-contentores que possui um comprimento total de 194,87 metros e 32,25 metros de largura, foi realizada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no dia 25 de fevereiro. A EMGEPRON participou ativamente do Gerenciamento Executivo do Programa de Manutenção Geral (PMG) do navio em questão.

O Mercosul Itajaí foi construído em 2015, sendo a docagem uma importante etapa do atual período de manutenção, processo fundamental para aumentar a vida útil de um navio e reparar possíveis danos existentes.

Cluster tecnológico

Foi realizado, no dia 27 de abril, o evento on-line “Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, o caminho para o desenvolvimento econômico e social do estado”. Essa transmissão faz parte da Websérie Óleo, Gás e Naval, realizada periodicamente pela FIRJAN e disponibilizada pelo canal da mesma no YouTube.

Estiveram presentes na ocasião, representando a Emgepron, o Diretor-Presidente da Empresa, Vice-Almirante Edesio Teixeira Lima Junior, e o Diretor-Presidente da Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, Contra-Almirante Walter Lucas da Silva. Também estiveram presentes na transmissão, que contou com abertura do Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e do Presidente do Conselho de Administração do Cluster, Carlos Ernane Aguiar, o Deputado Estadual Luiz Paulo e o sócio fundador da Skipper & WoolBlue, Miguel Marques.