No dia 15 de outubro, o Pelotão de Perfuração e Instalação de Poços do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) realizou a perfuração do primeiro poço artesiano de um total de 87 previstos na Operação Sertão Paraibano. O poço, que foi perfurado no Assentamento Mundo Novo, no município de São Mamede (PB), jorrou água doce, com uma vazão de 1.500 litros/hora.

A Operação Sertão Paraibano é fruto de parceria entre a Superintendência do INCRA e o Comando do Exército. O objetivo é amenizar os efeitos da seca nos assentamentos do INCRA no estado da Paraíba, pois muitas destas áreas não são abrangidas, atualmente, por reservatórios, tampouco possuem um sistema de abastecimento de água eficiente, com capacidade volumétrica para fornecer água de qualidade e em quantidade suficiente para a população.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).