Em uma oportunidade única para a comunidade de Recife, a Fragata “Constituição” (F42), parte da Esquadra Brasileira, estará aberta à visitação pública no domingo, 21 de janeiro, das 9h às 15h, no Terminal de Passageiros do Porto do Recife. Esta ocasião oferece aos visitantes uma chance de conhecer de perto uma das embarcações mais importantes da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operação “ASPIRANTEX” 2024 e Treinamento Naval

A presença da F42 em Recife é parte da Operação “ASPIRANTEX” 2024, que começou em 11 de janeiro e vai até 2 de fevereiro. A operação é voltada para treinamentos de guerra e exercícios práticos, preparando cerca de 170 Aspirantes para a vida no mar. Além da “Constituição”, participam da operação o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, outras fragatas, uma corveta, um submarino e várias aeronaves da Marinha e da Força Aérea Brasileira.

Fragata “Constituição”: Uma Embarcação Histórica

Incorporada à Marinha em março de 1978 e modernizada na década de 2000, a Fragata “Constituição” é uma embarcação capacitada para a escolta de comboios e outras unidades, oferecendo proteção contra ameaças aéreas, marítimas e subaquáticas. Sua presença no Porto de Recife é uma mostra do comprometimento da Marinha com a defesa e a segurança marítima.

Uma Experiência Educativa e Inspiradora

A visitação pública à Fragata “Constituição” é mais do que um passeio; é uma experiência educativa e inspiradora. Os visitantes terão a oportunidade de se conectar com a história e as capacidades navais do Brasil, além de apreciar a complexidade e o orgulho da Marinha Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).