Criado em 2003, o Fórum de Serviços de Inteligência Iberoamericanos (FOSII) é um exemplo emblemático de cooperação internacional na área de inteligência. Iniciativa da ABIN e de outros serviços de inteligência, o FOSII tem sido um palco vital para discussões e colaborações entre Portugal, Espanha e países da América Latina.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo e Temáticas do FOSII

O Fórum anual reúne especialistas para discutir questões críticas como tráfico de drogas, crime organizado e migração ilegal. Estes temas, de natureza transnacional, requerem uma abordagem coordenada e compartilhada entre os países para uma resposta eficaz.

Rotação da Sede

A cada ano, um país membro diferente sedia a reunião do FOSII, facilitando a partilha de experiências e perspectivas diversas, além de fortalecer os laços entre as nações participantes.

Museu da Inteligência

O quadro do FOSII está exposto no Museu da Inteligência, localizado na sede da ABIN em Brasília/DF. Este museu destaca a importância das parcerias internacionais na inteligência, mostrando como a colaboração e troca de informações são essenciais para o cumprimento das missões dos serviços de inteligência.

Cooperação Transnacional em Inteligência

A inteligência é fundamentalmente um esforço colaborativo, envolvendo a troca de informações e trabalho conjunto entre parceiros de diferentes continentes. Considerando que muitos desafios de segurança são fenômenos transnacionais, a cooperação entre a ABIN e serviços congêneres é crucial para enfrentar essas ameaças efetivamente.

Com info da ABIN

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).