Estagiárias do VI EopPazFem durante familiarização com os meios de fuzileiros navais

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou, em 27 de outubro, a cerimônia de encerramento do 6º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (VI EOpPazFem). O estágio teve como objetivo disseminar conhecimentos sobre as Operações de Paz da ONU e encorajar o público feminino a participar deste tipo de operação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesta edição, além das aulas teóricas, as estagiárias participaram de instruções práticas na Pista de Liderança; de tiro de pistola e fuzil, no simulador da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador; de familiarização com os meios de fuzileiros navais utilizados em missões de paz; e de orientação e navegação terrestre, com auxílio do Simulador Virtual de Estudo Topotático do Terreno, desenvolvido pelo Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais.

O estágio teve também a participação da Contra-Almirante (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, que ministrou uma aula sobre o histórico da mulher na Marinha, e da Capitão de Fragata (CD) Carla Marcolini Monteiro de Castro Araújo e Souza, recebedora do prêmio de “Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU 2019” (UN Military Gender Advocate 2019), que relatou sua experiência na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).

dfgbhhvwcavfgnc jhmdnsfc
Atividade prática de orientação e navegação terrestre com uso da bússola

A cerimônia de encerramento do curso foi presidida pelo Comandante do CIASC, contando com a presença da Promotora de Justiça Militar, Doutora Najla Nassif Palma. O VI EOpPazFem contou com a participação de 33 alunas, entre militares da Marinha, da Força Aérea, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, além de civis acadêmicas da PUC-Rio, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).